quarta-feira, dezembro 13, 2006

Relações (sociais) entre mulheres.

Na linha, do que acontece com os fumadores, o mesmo sucede com o sexo feminino, no que diz respeito, especialmente, a dinheiro.
Elas são picuinhas. Eu vi, não estou a inventar, boas amigas a dizer uma á outra que deviam 1 café, ou uma coisa do género; que ainda tinham que pagar meia dúzia de cêntimos; não estou a exagerar, eram cêntimos.
Isto para mim é totalmente ilógico, um café??? Epá hoje pago eu, amanha pagas tu e as contas acertam-se assim. Claro que alguém fica sempre a arder com algum dinheiro, mas nunca é nenhuma fortuna.

Outra situação; são os presentes. Entre o grupo de amigas que todas as raparigas têm, existe sempre, ou quase, a tradição de oferecerem presentes, quer seja no Natal ou nos aniversários. Seria lógico, da minha perspectiva, que cada uma oferecesse qualquer coisa, sendo de jeito ou não; algo que fosse uma lembrança. Mas isto não sucede, as não aniversariantes, juntam-se todas para comprar uma coisa. Ainda compreendo que se juntem aos pares ou trios para poupar. Mas todas a comprarem a mesma coisa... parece um tanto ou quanto exagerado, especialmente quando, na generalidade, se trata de uma situação que do ponto de vista de quem faz anos resulta numa constatação deste tipo: "tenho 20 amigas e recebi 1 presente, UAU!... Um livro".
Já que se juntaram todas então, ao menos, comprem algo excepcionalmente bom (e não é ferrero rocher).
Fazendo a análise psico-filosófica da questão penso que tal sucede pela maior liberdade que as raparigas têm. Alias, talvez não seja uma questão de maior liberdade, mas sim, de mais cedo. Com isto quero dizer que os adolescentes (homens), normalmente, não têm uma mesada ou semanada, quando precisam pedem aos país e estes ou dão ou não. Por outro lado, as adolescentes têm geralmente uma quantia de dinheiro com o qual têm que se orientar durante certo período de tempo. Esta é a razão mais plausível que arranjo.
Caso não seja esta a razão é como alguém disse (e não foi o Tonecas), "não é defeito, é feitio".

(possivelmente não vão perceber a piada do Tonecas, por isso ignorem, se tiverem muita curiosidade perguntem; não se esqueçam que dessa forma alguma da piada vai á vida)

PS: A análise psico-filosofica foi feita numa fase pré faculdade, onde o facto relatado se verificava; agora a situação, de algum modo, até se altera. No entanto decidi manter o post na totalidade por respeito ao trabalho que tive e, mais importante, por respeito a possíveis leitores mais jovens que vivam tal realidade.

***** e [][][]

Sem comentários: