domingo, dezembro 10, 2006

Parabéns!

Esta semana foi o meu aniversário! Não, não vale a pena o leitor ir já seleccionar a opção comments para me felicitar pelo facto, embora fique desde já agradecido pela ideia.
Ora estava eu em frente a um bolo de aniversário daqueles com velas e tudo, com algumas pessoas a cantarem-me esse hino da música popular que dá pelo nome de Parabéns, quando me apercebi que tudo aquilo é muito deprimente!
Refiro-me ao facto de estarem a cantar p’ra nós toda aquela lengalenga (“muitas felicidades...muitos anos de vida”) enquanto estamos à espera caladinhos p’ra podermos apagar as velas. É esquisito um marmanjo que faz vinte anos estar ali a tentar não parecer ridículo enquanto outros marmanjos ou marmanjas entoam uma canção já de si ridícula. Todo aquele espectáculo entre adultos é deveras deprimente. Na minha humilde opinião, devia haver alguém que inventasse uma canção de aniversário p’ra adultos. Ou então um poema ou qualquer outra coisa mais crescidinha. Uma canção acaba sempre por parecer ridícula, quando entoada por vários adultos em conjunto (a menos que seja um coro ou uma banda). Qualquer coisa do género:

-Sim senhor, é o teu aniversário
Esperemos que contes muitos
E que não saias do armário
Estou feliz como os cães
Agora não temos que cantar
Aquela canção dos Parabéns,
Visto alguém completamente genial
Ter inventado esta declamação
Que até nem soa nada mal!

É só uma ideia, mas podia resultar, hein? E isto saiu-me à primeira, como de resto será fácil de constatar. Assim éramos todos mais felizes, inclusive os aniversariantes, esses seres que estão sempre à espera de serem apaparicados só porque a mãe deles teve um trabalhão desgraçado há uns anos atrás.
Eu até nem vinha escrever sobre isto, mas pareceu-me algo que precisava de ficar estabelecido. Deixo o meu outro assunto para a próxima vez.

O Pura Insanidade aceita sugestões para declamações ou manifestos de parabéns. Ficamos à espera. Esmere-se, caro leitor, esmere-se.!

Boa semana para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto, se reparares, as pessoas à tua voltam entoam alegremente a passagem de mais um ano, que significa o teu envelhecimento. Segundo esta lógica, deviamos festejar intesamente a morte, como muitas culturas o fazem.

[].

Anónimo disse...

ah uma parte muito importante do hino dos parabens k te eskeces-te...ao principio ta td mt bem..td a cantar harmoniosamente mas assim k xegam a parte (muitas felicidades,muitos anos de vida) td muda! e de uma cançao melodica começa-se a cantar num ritmo mais depressa acompanhado por palmas...
e é a loucura!! :):)

Mk disse...

Pior que ter que ouvir a cantiga dos parabéns é estar do outro lado do espectro. Isto é, ser uma das pessoas que estão ali a dar uso ao seu tempo para festejar com um amigo e vêm que o aniversariante brinca jocosamente com os sentimentos e horas de seca que se encontram por detrás de uma bola de futebol, de umas chuteiras e um bolo. Simplesmente vergonhoso. LOL
Abraço[]

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o teu raciocínio. É algo que eu já tinha pensado.
A figurinha que fazemos é deveras ridícula. A mim apetece-me gritar aos Sete Ventos, assim estridentemente, para acabar com aquela (a)melodiosa cantiguinha.
Estou contigo.