segunda-feira, dezembro 04, 2006

2ª feira

Hoje cheguei tarde à escola e faltei à primeira aula. Esta situação que se repete invariáveis vezes durante todo o ano, hoje, pela primeira vez, deixou-me num estado de tremenda raiva.
O dia começou bem, com uma amiga que ia levar o carro para Lisboa, sendo que eu ia apanhar a boleia e escapar-me à muito mais aborrecida e cansativa viagem daquele paradigma dos transportes públicos que é o autocarro.
O problema começou a surgir quando demasiado cedo, antes do seixal, começou a interminável fila de carros, que é como quem diz, de stress, sono e bocejos (para mim pelo menos). O que estaria a provocar tanta inércia?
Bem informados como estávamos pela Best Rock (passo a publicidade; eles não agradecem que vou criticar) que insistia em dar pormenorizadamente a cada 15 minutos o estado do trânsito nas várias pontes que se ligam à invicta (Porto); interessantíssimo, especialmente porque estava quase a chegar à ponte 25 de Abril.
De qualquer forma, entrando no tabuleiro da mesma o “Peixoto”, dj da Best lá fez o favor de dizer o que se passava com os acessos a Lisboa, tendo descoberto na altura que houvera um acidente que envolvia 9 viaturas. Ok, a demora estava explicada, que grande azar apanhar um acidente dessas dimensões. No entanto o dj continua com a informação dizendo que o acidente é no sentido Lisboa/Almada no qual (eu estava do lado oposto) passava um carro de vez em quando. Aproveitei a ocasião para exprimir a minha raiva insultando o “Peixoto” com um belo: “Que parvalhão! então ele não sabe que o acidente foi ao contrário; idiota!”. Pois bem, qual não é o meu espanto quando a emissão continua, agora com uma senhora que repete o que foi até aqui dito, mas acrescenta-lhe uma coisa fantástica, a verdadeira alma do Português. O que ouvi foi isto: “ De facto o acidente é no sentido norte/sul, em direcção a Almada, mas o trânsito está mais congestionado no sentido contrário devido á curiosidade dos automobilistas que andam em marcha lenta a ver o que se passa”.
Pois isto foi a gota de água para a minha irritação. A razão para o meu desconforto, atraso, fome, frio, calor, e dor (no joelho) foi pura e simplesmente a curiosidade dos portugueses e eventualmente algum emigrante. Fantástico!

PS: Tudo isto foi confirmado por mim uns minutos mais tarde quando passei pelo local e parei para ver (joking). Como tal devo um pedido de desculpa ao dj da Best pelo insulto que lhe proferi e pelo meu descrédito geral nessa estação de rádio, no que toca ao trânsito.
Duvido, contudo, que está pérola vá ser lida pelas pessoas em questão, fico à espera...

3 comentários:

Insano disse...

Pois é..."tuga" é "tuga"! Que país seria este se ao haver um acidente rodoviário, não houvesse uma quantidade imensa de gente a abrandar e para ver o que se passou? Ou se não houvesse acidentes causados pela curiosidade causada por outros acidentes? Seria Espanha, ou França, provavelmente, mas aí a vida era chata e não e o Benfica e o Sporting não tinham hipóteses no campeonato. O Porto talvez tivesse (atenção, sou benfiquista, como deverão saber), mas era chato na mesma. Portanto viva Portugal e os "tugas"!
Ah, se a amiga com quem vieste era quem penso, deves ter olhado sim, mas não foi para o acidente. Pelo menos não foi para esse acidente, deve ter sido p'ra um de proporções mais apelativas... abraço e boa semana!

Anónimo disse...

Devo relembrar que foi um acidente que envolveu 9 viaturas, não foi brincadeira; como tal não é um acidente cujas proporções possam ser assim tão falsamente, ups, facilmene suplantadas. fica também ao critério de cada um.
Sinto-me também na obrigação de colocar em introspeção a perigosidade desse final de comentário, a rede de leitores parece que se está a expandir; espécie de um hi5 cultural, muito menos apelativo sem dúvida.
De qualquer maneira, cheira-me que desta vez vou ser anónimo, just in case.

Insano disse...

O anónimo tem razão, peço desculpa pela intimidade e conhecimentos demonstrados. Vou tentar que não se volte a repetir. Obrigado pela chamada de atenção.