terça-feira, janeiro 02, 2007

O Circo

Outra coisa que me deixa fora de mim, nesta fase do ano é, como já devem saber a programação. Mas neste caso uma programação muito específica: o circo.
O circo nas suas mil e uma famílias que o originam, dos “Chen” aos “Cardinali”, consegue estar presente nas quatro estações generalistas portuguesas, normalmente sempre à mesma hora, isto é, aí às 3 ou 4 da manha no dia da passagem de ano. Será que as estações televisivas têm audiência com o circo? Será que consideram o visionamento do circo, uma entrada com o “pé direito” no novo ano?
Este ódio que nutro tem vindo a ser alimentado desde pequeno. Detestava o circo naquela altura e continuo a detestá-lo, porque não evoluiu absolutamente nada. É o espectáculo mais deprimente de sempre. Começando com os palhaços... quem é que se ri com os palhaços? Eu não consigo! A seguir os malabaristas e contorcionistas; o interesse que me suscita é quase nulo, deveras insuficiente para observar de um e de outra durante horas. Sim, porque o circo tem uma duração de umas 5 horas e - jóia da coroa - raramente tem intervalos. Quando estamos a ver um filme bom, de hora e meia, temos outro tanto em reclames, mas quando queremos uma pausa da porcaria do circo, onde é que ela anda?
Restam aqueles saltitões que não são realmente bons em nada e então metem-nos a queimar tempo, a saltitar dum lado para o outro para contentamento, não meu, mas dos vários adultos (são relativamente poucas as crianças no circo) que aplaudem e sorriem alegremente. E ainda há pais quem temem que os filhos fujam com o circo. Para mim o circo é mesmo a melhor forma de controlo das crianças: "Se não te portas bem mando-te embora para o circo".... Medo! Os meus (futuros) filhos que se ponham a pau.
Sobre os trapezistas pouco tenho a dizer. Uma actuação puramente visual consegue não o ser quando sou obrigado a desviar o olhar dos homens em maiôts (não sei escrever e o dicionário não reconhece). Podem pensar que ao menos há também as mulheres, mas na realidade não porque são todas bastante musculadas e feias, ao ponto de parecerem homens, por isso não, mesmo.
Sobra a actuação dos domadores que é na minha opinião a melhor. Não porque tenha grande prazer em ver leões, tigres e elefantes a obedeceram ao chicote do (sempre com bigode) domador; mas porque espero secretamente que um dia um desses animais se vire contra o domador e torne assim o circo um espectáculo digo de ser visto, nem que seja só um bocadinho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só posso estar de acordo! É mesmo bom para dormitar.
Mas que mais me enerva no espectaculo circence é o gajo que foi contratado para apresentar os artistas, do tipo: "E agora, senhores e senhoras, os trapezistaaas!"
Fónix.

[]

Anónimo disse...

Depende do tipo de Circo. Se vires circos chineses ou o cirque du soleil aposto como não dizes o mesmo. saudações