domingo, fevereiro 13, 2005

Invenções...

A cena passa-se na aula de Italiano do dia 12 de Janeiro de 2005! Sensivelmente a meio da aula - e porque o tema era comida - a professora afirma convictamente que "Nutella" é a melhor invenção do homem depois da máquina de lavar loiça, o que para mim, à partida deixa a roda num humilhante 3º lugar.
Portanto, isto deixou-me deveras chocado! Então não é que o raio da italiana (bem gira por acaso) de seu nome Debora Ricci considera a máquina de lavar superior à nutella e à própria roda??? Isto o mundo está perdido meus amigos, qualquer dia andamos para aí a dizer para quem nos quiser ouvir que a maior invenção de todos os tempos são as Oreo (tá bem que dão jeito, por que se levam para todo o lado e tal...mas por amor de Deus, um mínimo de decência). Mas tentanto penetrar na mente (mente, eu disse mente, faço questão de frisar que só disse mente) da querida professora por breves momentos, tentarei perceber a analogia que ela faz entre a máquina de lavar loiça e a Nutella, tudo no interesse do leitor, claro.
Parece que a estou a ver: "Mamma mia, ma che pane bello...hum...buonissimo, pero manca (falta) qualcosa...che è? Ah, la Nutella, la buonissima Nutella..." e pronto, a italiana entretém-se por ali a alambazar-se com o pão e ca Nutella (e não fica gorda, o raio da mulher), enfarda até não poder mais e depois já cheia até acima e mole que nem uma preguiça constata que tem de ir lavar o prato onde comeu o pão e a faca com que abrrou a Nutella. Tudo isto pode ser extremamente maçador quando se tem testes pra corrigir, aulas pra dar etc. E eis que ela descobre a máquina de lavar, uma invenção de bradar aos céus: agora já podia enfardar pão com Nutella até às 3 da manhã, pôr o prato na máquina, ir-se deitar e no dia seguinte ir dar aulas na mesma. Fantástico. Eis porque ela considera a máquina de lavar loiça superior à Nutella. Simples não é caro leitor? Agora se o leitor quer saber a minha opinião (e eu sei que quer, que já nem dorme hoje se não souber o que eu tenho para dizer), eu acho que a melhor invenção do Mundo ainda está por descobrir: uma máquina que avalie o José Castelo Branco e que defina se ele é homem ou mulher, e que percentagem de ADN humano ele tem no organismo: eu aposto nos 5 a 7 %. O resto deve ser ADN ET. E você caro leitor? Qual é para si a melhor invenção do mundo? Contribua aqui com o seu comentário (por favor tenha consciência que me estou nas tintas para o que cosnidera a melhor invenção do Mundo e que isto foi só uma forma simpática de terminar este post)

5 comentários:

João disse...

epa, eu tenho uma invenção mlhor k isso tudo!!.... A invenção do rolo de papel higienico....ahhh pois é!!! se n fosse esta invenção, onde é que andavam todas as outras??? sim, digam.me la como é que o inventor da maqina de lavar a inventava, quando se tinha de preocupar em limpar o que quer que fosse?!?! e o inventor da Nutella?? uops.... má ideia.....

Anónimo disse...

O texto tá mt bom hã!!
Ms eu axo k a melhor invenção do mundo é mesmo a bucha das máqinas de lavar..e pk prgtam voces?? Já k prgtam eu rspdo..n faxo a minima ideia..apeteceuM dzr..até pk n tinha masi nada..
comprimentos...juventudeass. cintia

Anónimo disse...

alambazar não existe.

M. disse...

Ora bem.. na qualidade de aluna da professoressa Debora Ricci devo dizer que o facto de ela gostar de Nutella surpreende. Isto porque sempre que se fala de comida, a sua reacção é geralmente, em bom português ( nao sei como raio se escreve em italiano e ja nao me lembro) "Isso, EU VOMITO!!" seguida de uma expressão peculiar de horror e nojo que deixam qualquer um sem apetite.
À parte do conceito vómito é bom de se ver a alegria que ela implica na palavra Nutella de cada vez que a pronuncia e a luz com que os seus olhinhos brilham, qual criança, de cada vez que se refere a esse manjar de avelã ( que eu por acaso dispenso uma vez que a minha relação com a avelã é a mesma que a Debora tem a tudo o que tenha a ver com legumes e massa e sei lá mais o quê, mas voltemos ao que interessa). Agora ela dizer-me que a Nutella era a melhor invenção do mundo... aff.. eu imagino a dispensa.. a quantidade infindável de boiões ( aquilo vem em boiões não é?!) as receitas DRicci feitas à base de Nutella.. lasanha de nuttela, canellonis de Nutella, gnochi de Nutella, minestrone de Nutella e ela a comer com uma avidez.. a perder os sentidos e a acordar de manhã coberta de Nutella " Devo estar a sônhaar" ( expressão que ela diz em português como quem diz brincando naquele tom maroto de "devem tar a gozar comigo!" .. adiante) mas, deixemos a Nutella de lado por uns instantes.. após esta afirmação Debora continuou a sua aula quiçá pensando numa bela fatia de pão com Nutella.
Melhor que a operção Nutella foi o caso máquina de lavar loiça, quando inquirindo uma aluna acerca dos seus afazeres domésticos Debora solta um estridente " la piatti lavatrisce!!! " ( or something like that) " Questa è la melhor invenção dopo la Nutella"! e é assim meus amigos, esqueçam os antisépticos, as cotonetes ou a roda!! nada disso supera a primeirissima máquina de lavar loiça. Bem, devo dizer que na minha qualidade de mulher ( e infelizmente ainda vista como alguém que deve ter como uma das suas funções e prioridades máximas a lide doméstica que incluí o lavar pratos e cia) de facto a máquina de lavar loiça é grande mas não tão grande assim.. mas na minha escala de invenções vem bem à frente da Nutella.. ohw ohw bem distanciada!!
O que leva Debora Ricci a pensar assim.. não sei. Podia ficar aqui a noite inteira a especular sobre o assunto, mas acho que em grande parte tens razão meu amigo... it's all related to the Nutella thing.

Bom post! comentava a cena da melhor invenção pra mim mas tenho de ir pôr a loiça na máquina.

Tenho dito! *****

Luis Perdigão disse...

Texto e comentários ridículos.