terça-feira, fevereiro 15, 2005

Hades (de ler este post)

Mais uma vez, e como já vem sendo habitual, a inspiração para este post surgiu-me aquando de mais uma aula de cultura clássica. Até cheguei ao ponto de criar uma nota pessoal para escrever sobre este assunto. Então é o seguinte: na referida aula, surge-nos na "Eneida" (essa bela obra que todos deviam ler...ou não) um episódio caricato: uma personagem que já está morta e que descansa no Hades (reino dos mortos) mostra ao filho (que desceu ao reino dos mortos vivo só para ver o pai) as almas que ainda estão para nascer. "Ah, olha, aquele ali vai ser César Augusto, grande imperador" etc etc. Segundo o conceito deles, as almas já viviam no reino dos mortos antes mesmo de nascerem e já estavam destinadas a ir pra este ou pra aquele corpo. Imaginemos então, caro leitor, como seria este processo: uma fila de almas ainda não nascidas à espera da sua vez para que o excelentíssimo Zeus/Júpiter (em grego ou romano, como quiserem) as atendesse e lhes desse um futuro: "NEXT...ora tu, tu vais ser um camponês, homem, vais ter 1,70 m, 65 kg e vais ser bom a saber se vai chover ou não...NEXT...tu, tu vais ser princesa, mulher (claro), 1,65 m, 50 kg, doce e obediente aos pais e a tua virtude vai ser a voz...NEXT" e assim seria desde aquela altura até aos dias de hoje. Imaginemos os dias de hoje, em que Zeus/Júpiter já está farto deste trabalho e já tá a avacalhar com isto tudo: "NEXT (irra, tou a ficar farto disto, siga lá gozar uma beca)...ora tu, tu vais ser quase homem, não vais saber fazer nada, vais ter uma vozinha de falsete, vais ter 1,60 m e 60 kg e agora um nome, deixa cá ver...ah! Paulo Portas, done...NEXT...tu, tu vais ser o horror do Homem em geral, assustarás qualquer comum mortal que olhe para ti e vais ter a mania que comunicas com o reino dos mortos...nome...Linda Reis, done...NEXT (epá, tou mesmo a ficar farto, deixa lá avacalhar mesmo a sério) tu, tu não vais ser nem homem nem mulher, nem humano sequer, vais ser magricelas, só pele e osso, baixinho, vais casar com uma mulher velha cheia de botox e toda a população portuguesa vai ter que levar contigo". E foi assim, num grande avacalho de Zeus que nasceu o José Castelo Branco, está tudo explicado. Pode-se assim explicar também o nascimento de muitos fenómenos raros da Humanidade: George W. Bush (dia em que Zeus experimentou o gás hilariante), Stalone (valente dor de barriga de Zeus), Manuela Ferreira Leite (Zeus estava indisposto e regurgitou) and so on and so on. Claro que os habituais comentadores poderão explicar outros nascimentos de figuras públicas, neste blog os posts nunca acabam, podem sempre ser completados (vêem mais uma maneira simpática de terminar um post? Até apela à interactividade escritor/leitor...genial, este vosso escritor é genial meus amigos, que talento desperdiçado...). Portanto usem e abusem do vosso espaço nos comentários, chega para todos!

3 comentários:

João disse...

Eu até tenho outra criação nakeles dias em que zeus tava com uma azia lixada... "ora tu, vais ser gaja, parva, ter a mania das grandezas, e atazanar akele grupo de putos da aula de C.C. com os quais vais ter aula, akeles, k até têm buéda piada... akeles, aih, esqueço.me sempre do nome deles...bom, n interessa, vais.lhes atazanar a vida com as tuas observações parvas, e as tuas participações absurdas nas aulas" ao k ela responde:"está bem, snhor doutor"...

Inês Ramos disse...

Gostei bastante deste «post». Está bem divertido!

M. disse...

Acabadas as minhas funções após as legislativas cá estou eu de novo =P
mas primeiro que tudo quero deixar aqui a minha preocupação para com o meu amigo que faz dois posts seguidos nos quais insere as palavras José Castelo Branco.. isto preocupa-me.. começo a sentir uma pontinha de inveja a emanar dessa escrita han?!? toma lá cuidado com isso.

Enfim quanto a isso de Júpiter agora resolver brincar com as pessoas, isso não é de hoje, já nos tempos do Olimpo em que ele andava mais em baixo se punha a brincar com aquilo tudo ou então como é que tu me explicas aqueles guerreiros fortes e másculos, armadura, escudo, espada e um capacete ora.. com umas peninhas, pla completar uma saínha bem da moda.
Toda a gente sabe que do que eles gostavam era de ir pros banhos uns com os outros, passar óleos no corpo ( não havia vaselina) e ouvir o Barduh!! ( que era a Barbra Streisan da época) depois iam até ao salão comer deitados umas uvinhas e beber vinho.. " Ai Baco, estúpido pah! Já tenho a cuca maluca tsah?! já vites o que nós fazemos por ti.. todos juntosh na maluqueira a ouvir o bardo e a beber, a discutir a qualidade dos óleos e o tamanho das espadahsh. Olha aí... chega-te pah láh gosrdah isto é um Augustos.. já me tás a sujar a togah! Que coisa.. Deves de tar parva!! Cuidado não me manches o mármore de Parush!!.." etc -_-' elém disso chamavam a estas coisas bacanais ou orgias.. erm..

Enfim.. eu até conheço umas quantas criações.. num dia em que Zeus ou Júpiter ( whatever) estava chateado porque o cartão da papelaria fernandes .. " Ah tu vais ser assim pró eunuco.. vais vir de um país bem pequenininho da europa cujo nome começa por um L acaba num O e tem plo meio a palavra uxemburg , e todos os teus amigos te vão chamar aquilo que se chama aos plásticos que levam uma folha.. e só para acabar e para chateares o pessoal vais ter um risinho irritante que ecoa nos ouvidos das pessoas de modo a elas desejarem a morte!"
Outra pessoa que Zeus criou ( ou terão sido duas?!?) enquanto comia de modo entediante uma cesta de fruta.. " Ora tu vais ter dupla personalidade, Dina ou Orlando COsta é como tu quiseres, vais cantar músicas sobre fruta e vais ser.. bem.. frutinha, podes ainda vir a fazer séries como Zé Gato ou entrar numa série de muito mau humor da televisão privada do teu país e ter um bigode de fazer inveja a muito boa gente incluindo ao teu outro eu que dá plo nome de Dina."


E como já não me lembro do que tinha escrito no comment que o vosso blog rejeitou...

Tenho dito!
***** Bons posts!