terça-feira, janeiro 20, 2009

I wanna remember us just as we are now


Antes de mais, devo referir que venero Francis Scott Fitzgerald. Dele, apenas li O Grande Gatsby e Este Lado do Paraíso. Mas foi o suficiente!
Aliás, Fitzgerald não publicou muitos romances. Sempre deu preferência aos contos, ou short stories. Fez parte uma geração decadente, rica e ociosa que o próprio tão bem relata nos seus livros. A escrita roubava-lhe tempo e isso na altura não podia ser. Ainda assim, é um dos meus escritores favoritos, a par de Dostoievsky, H.G. Wells, Júlio Verne e Saramago. A genialidade destes homens é fora do comum, faz-me sonhar, alhear-me absolutamente do que me rodeia enquanto lhes sorvo as palavras.
O Estranho Caso de Benjamin Button é uma short story de Fitzgerald, tão famosa quanto O Diamante do Tamanho do Ritz e Babilónia Revisitada. Nunca consegui ler nenhuma das short stories deste autor, por desleixo meu e também por ser relativamente díficil de encontrar neste jardim à beira-mar plantado.
A adaptação deste conto a filme sofreu bastantes transformações, mas não necessariamente para pior. Até o espaço temporal da acção foi modificado, decisão que aplaudo. Convenhamos que os tempos que sucederam a publicação do conto foram bem mais profícuos em termos históricos que aqueles em que a acção da obra original decorre (1860-1930).
Até hoje, não conheço nenhum filme que leve a melhor sobre o livro pelo qual foi adaptado. Pelo que percebi, este não foge à regra.
Ainda assim, The Curious Case of Benjamin Button é uma obra-prima rica em ritmo, narrativa e génio. Os silêncios são maravilhosamente geridos, os cenários são um deleite para a vista e as vozes são terrivelmente bem escolhidas. Nunca pensei gostar tanto de ouvir o Brad Pitt narrar um filme. Gostei de tudo, do princípio ao fim. Que sobriedade, que genialidade, que humor, que romance!
Fiquei absolutamente rendido ao filme. Assim que a febre à volta do livro passe e Fitzgerald volte a ser ignorado pelas massas, atacarei certamente este conto. Aliás, neste momento tenho uma forte vontade de me munir de tudo o que é deste senhor.
Em suma caro leitor, aconselho-o vivamente a fechar esta página, fechar as do youtube, hi5, facebook e e-mail, desligar o computador e dirigir-se ao estaminé mais próximo a fim de visionar o dito filme. Mas agasalhe-se, que está frio lá fora! Vá, eu espero aqui por si.
Ide em paz.

P.S.: Antes de ir, vista umas calças e penteie esse cabelo, por amor de deus.

P.P.S: Quando for grande, quero ter tanta pinta como o Brad Pitt. Para as senhoras corarem de vergonha e os senhores de inveja.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já ouvi falar tão bem do filme que estou a morrer de curiosidade para ir vê.lo!

Não passa do fim de semana, de certeza

João disse...

eu queria ver era o que é que fizeram à Cate Blanchett depois da cena desta imagem...
Mas sim, é bom e recomenda-se.

Insano disse...

Vai Ana. Mas tem em conta que agora tens as expectativas altas, o que pode levar a desilusões.