sábado, março 18, 2006

OPA, tantas OPA's

OPA! Agora o assunto da moda são as OPA's. Qualquer pessoa que queira parecer minimamente inteligente só tem de falar da OPA que a Sonae lançou sobre Telecom e da OPA que o BCP lançou sobre o BPI. Ontem ouvi duas senhoras aparentemente respeitáveis a conversarem animadamente sobre isto da OPA, e a conversa era mais ou menos assim:

Senhora 1: Isto agora é só OPA isto, OPA aquilo, no telejornal não se fala de outra coisa.

Senhora 2: É verdade, eu assim que ouço falar disso mudo logo de canal. (Sem comentários)

Senhora 1: Eu só não mudo porque o meu marido não deixa. Mas olha lá, afinal isso da OPA é o quê?

Senhora 2: Não sei bem, mas acho que tem qualquer coisa a ver com o Aeroporto novo que querem construir cá em Lisboa.

Meus amigos, perdi a compostura que estava a tentar manter até então e desmanchei-me a rir. As senhoras olharam para mim e calaram-se. Para quem não sabe (a minha mãe mora no Brasil e é possível que não saiba), uma OPA é uma Oferta Pública de Aquisição e consiste numa companhia oferecer-se para comprar outra companhia, sendo que a companhia a ser comprada está cotada na bolsa, ou seja, é uma sociedade anónima, por acções, concluindo. A oferta é feita num preço base a oferecer por cada acção comprada. Imaginemos agora que eu queria comprar a EDP e que oferecia a quantia de 1 cêntimo e um rebuçado por acção. Isso era uma OPA, ridícula, mas era!
Já a estória do Aeroporto é a OTA, Aeroporto da OTA.

E pronto, foi o momento informativo da semana.

A propósito, a Corporación Dermoestetica já anunciou que vai lançar uma OPA sobre o rosto da Lili Caneças e a Opus Gay sobre o José Castelo Branco.

5 comentários:

Anónimo disse...

Opa...que ia caindo a rir e eu deste lado do mundo a pensar que Opáaa(anasalada), era uma expressão exclusiva das tias ou das bixonas da linha quando falam umas com as outras tás a vêr?...
Pois é, por aqui deste lado o OPA ainda não passa de uma expressão de espanto ou de surpresa,é que, as modernices europeias ainda não afectaram o Brasil, mas obrigada pela actualização, agora já posso parecer chique antes dos outros e não faço feio quando for a Portugal.
Da próxima esclarece as senhoras e não as deixes ficar nessa estúpida ignorância, é que aquela terrinha da OTA merece um pouco de respeito, afinal já o meu avôzinho falava da Ota nos seus tempos de tropa com muita reverência.

Anónimo disse...

Uindo!!!
Pois, o avô falava muito na Ota... Vivam os Otários!! Ai, não é assim... posaras!!!

Anónimo disse...

Já agora, estória não é história? Como Horácio e Haurora,(a infantil, não a Boreal). Vivam os Otários

Insano disse...

Ilustre Anónimo/a, tenho a informá-lo/a que "história e estória" são palavras com significados diferentes. História corresponde a um acontecimento passado, a algo que faz parte da nossa História, nacional, pessoal, etc. Por exemplo, quando D. Afonso Hneriques conquistou Portugal aos Mouros fez História! Já as estórias que a sua mãezinha, paizinho (ou quem quer que seja) lhe contava para adormecer (ou então não, ninguém lhe contava nada)são estórias, ou contos, se preferir. Percebe? Fico contente por de algum modo poder contribuir para a cultura de uma pessoa já por si tão iluminada. Disponha sempre! E vivam os otários, claro.

P.S.(Post-Scriptum, já agora): Sugiro uma breve pesquisa pelo novos acordos ortográficos da Língua Portuguesa (que pode ser muito traiçoeira, como certamente saberá), a fim de não ter necessidade de levantar tais questões no futuro.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.