sexta-feira, abril 08, 2005

A minha escola de condução. Breves considerações insanas.

A Escola de Condução Amorense é reles! Re-les.
Segundo o Dicionário da Lí­ngua Portuguesa de Francisco Torrinha: adj. Desprezí­vel; muito ordinário. Não satisfeito, procurei também no Larrousse, que nos diz o seguinte: adj. Que não tem valor, insignificante, inútil.
As excepções que relativizam esta definição - e que a tornam regra - são 4 excelentes instrutores que gostam do que fazem, que são educados, pacientes, educados, de competência técnica irrepreensí­vel e educados.

Quanto à regra, temos:

Instrutores taradões

Modo de abordagem às senhoras:

- Na condução - Oláááá. Então? Estamos cá hoje? Tem estado de chuva, não é? Então vamos a isto. Vá. Olhar ao retrovisor. Devagarinho. Isso. Mãozinha na manete. Maravilha! Segunda... isso mesmo»
- Na secretaria - «Quer marcar aulinhas de condução não é? Veja lá! Quando é que lhe dá mais jeito?»

Modo de abordagem aos cavalheiros:

- Na secretaria - «Aula de condução: Oito da manhã, Sábado.»

- Na condução - «Foda-se, já não te disse para ligares o pisca, meu caralho?» ou ...«Vá,em frente. Os carros estão na berma mas não incomodam. Olha para os que vêm em sentido contrário. Mais para a direita. Mais para a direita. Mais. Mais. Mais. Encosta-te mais à direita! Mais para a direita!! Foda-se, bateste no espelho retrovisor! Não te disse para vires mais para a esquerda?»


Funcionária administrativa da Pide:

«Já fez o código? E já tem os temas feitos? E já pagou? Multibanco não temos. São 350 EUR. E os testes para ver como é que está? E já marcou exame? E já pagou? Multibanco não temos. São 150 EUR. E já fez aulas de condução? A sua caderneta? Exame só daqui a um mês e meio, pode ser? Quer boleia para o local do exame? Tem de pagar taxa. Multibanco não temos»

- Alunos que repetem o código mais de três vezes, coincidentemente ( ou não), africanas da margem sul que - uma ou outra - sabem que «o ichtópi é para párá o viatura»

(...continua?)

P.S.: (tenho que parar com este manias dos “P.S.) De salientar que isto é apenas escrito por observação e não por experiência própria, pois ainda não comecei a condução...

17 comentários:

Anónimo disse...

Duas pérolas do meu instrutor nos meus gloriosos tempos de escola de conduçao:

(quando eu parava numa passadeira pa deixar pitas passar) "Olha João, tão a olhar para ti.... não, espera... tão a comer-te com os olhos!!Faz-lhes adeus!"

(quando regressavamos à escola, passavamos sempre por aquelas carrinhas brancas que vendem pao) "JOÃO, JOÃO, encosta ai para eu comprar um paozinho, para logo à noite" (e eu a pensar "wtf?")

Cá esta a minha pouca contribuiçao

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
M. disse...

Ora very well...
Eu ainda não cheguei à parte em que tenho um instrutor só pra mim e parece-me que ainda vai demorar um bocadinho =/ anyway, era só pra dizer que estou ansiosa que ele me mande meter " A terceirucha " !!!

PS- Intriga-me a utilização de "uchas" e "inh@s" por parte das pessoas que trabalham na minha escola de condução. " Ora vamos lá para mais uma aulINHA, já lhe assinei o cartãozINHO?!"
Dabliu tê éfe?!?! Sou alguma retardada?! Por acaso sofro de tricemia 21?! ( abestenham-se os comentários ) oxalá o senhor Zé deixe de falar de curvINHAS e eu passe no examezINHO.

Boas viagens.
****

void disse...

Captaste a ideia geral da personalidade dos instrutores de condução. Infelizmente ainda não tive a honra de apanhar desses; pode ser que agora na carta de mota veja um :).

Anónimo disse...

A uma hora de enfrentar 4 aulas de código seguidas ( sim 4 porque só fiz 11 aulas e tenho uma licença para mais 4 meses apenas...)e na esperança de encontrar os horários na net, encontrei este blog, que se refere à escola de condução que frequento como reles...os comentários do instrutores tb não são mto animadores...só espero não ter que esperar mais de um mês para fazer o exame....
Bem está na hora de ir andando para o código...com um puco mais de receio agora, confesso.
Quanto ao autor deste blog espero que tenha passado em ambos exames com sucesso!

Cumprimentos
Carol

Insano disse...

Ena...um comentário a um post com quase dois anos, que giro.
Minha caríssima conterrânea, já tirei a carta sim sr., correu tudo bem.
Aconselho-a a escolher o Mário ou o Luís Vegas nas aulas de condução. A preferência vai p'ro Mário!
Qualquer dica que seja preciso, é so contactar. Através do blog serve.
Já agora, espero ter ganho uma leitora dos posts mais actuais do blog.
Depois diga como correu, sim?

Cumprimentos,
Insano

Anónimo disse...

Pois eu também tenho um comentário, passados mais de dois anos :-)
Não o querendo contrariar, eu só tenho bem a dizer dessa Escola de Condução, e das pessoas que lá trabalham, é uma pena não ter corrido bem consigo.
Mas como em tudo na vida não se pode agradar a Gregos e a Troianos e provavelmente também terá pessoas que gostam do seu blog e outras que não.
Cptos.

Anónimo disse...

Olá pessoal, eu e o meu namorado tambem tiramos a carta na Amorense, e pelo que nos diz respeito correu tudo bem e passamos sempre á primeira.
Em 2005 não sei como seria mas agora em 2008 a realidade não é igual aquela que descreveram....ainda bem.
Parabens pelo blog, mas tens que te actualizar.

Anónimo disse...

Oi Insano!
Parabéns pelo blog.
Pela data axo q andamos juntos nexa escola (será digna do nome?). Deixei d aparecer por uns tempos e no ano paxado voltei e tava n mesma (ou pior ainda...). Felizmente pedi transferencia e correu tudo em grande. Felizmente existe concorrência!!!
Boas Kurvas...

Anónimo disse...

Achei este blogue muito porreiro
Tirei a carta a relativamente pouco tempo e nao tenho razoes de queixa foram todos impecaveis.os instrutores foram impecaveis nada apontar. espero que tenho a mesma sorte que eu

Anónimo disse...

Pessoal tenho uma novidade para vocês A Escola de Condução Amorense mudou de Gerencia .É uma boa noticia é sinal que as coisas mudaram. Passem a menssagem aquilo agora está fixe, o meu irmão anda lá e diz que está porreiro.
Boas Kurvas...

Anónimo disse...

Isto é mesmo tipico do Tuga.
O mais fácil é sempre criticar o trabalho das outras pessoas, mas nunca tentar fazer melhor.
Todos temos os nossos dias e cada um tem o seu feitio...se os homens tentassem respeitar isso, o mundo seria muito melhor.
Cumps

Anónimo disse...

Este tema é muito bom!!
Alguem já reparou que os instrutores usam todos oculos de sol, camisas aos quadrados e andam sempre com o braço de fora do automovel??
Sobre o xumbar no exame de codigo...para pessoas "normais" é azar, pk há lá com cada pergunta...mas anormal é irem a exame e errarem em 18 perguntas LOL (e era preta...e da da margem sul como tu dizes!)
Quando fores tirar a carta vais reparar em muitas outras coisas só espero é que nao apanhes o tipo instrutor pikuinhas....ke é akele ke te arranja mil e um defeitos na tua condução...um deles é depois de 25 aulas e nucna ter referido para regular o espelho do lado direito (e vamos acabar por desregular no contorno do lacil do passeio) lembrar-se disso e para um gajo nao se eskecer trava mesmo a fundo (a saida da escola) e diz: "ENTAO PÀ...NAO REGULAS O ESPELHO!!!!"....historias como esta tenho carradas!!!! opiniao punheta à mais!!! para kem nao se entender com o instrutor (e nao é dificil) MUDEM e mandem o gajo à merda!

Anónimo disse...

É verdade... a Escola de Condução Amorense mudou de Gerencia!!!
Mas axo q só mudou mesmo a gerencia... as pexoas continuam as mesmas. Ando lá há um ano e está cada vez pior =(
Instrutores kotas bué resingões e a secretaria sempre de nariz empinado!!!
Vou pedir transferencia!

Pedro R. disse...

Olá a todos!
Só hoje tive conhecimento deste blogue,já agora vou aproveitar para deixar tambem aqui o meu comentário.
Eu e todos os meus Amigos tiramos a carta de condução na Amorense,(e não fomos poucos), e em geral não temos nada a apontar em relação aos Instrutores nem a parte da Secretaria.Já estamos todos com carta de condução. As pessoas que por vezes reprovam em algum exame,não podem meter as culpas na escola e nos funcionários porque muitos nem olham para os livros e querem chegar lá e passar.Tudo na vida requer aplicação, e as pessoas para terem bons resultados tem que trbalhar para isso.
Opá deixem a Escola de Condução Amorense trabalhar. As pessoas que vem para aqui criticar o trabalho dos outros, deviam penssar bem no que andam realmente a fazer na escola de condução; SERÁ QUE ANDAM A TIRAR A CARTA ????? OU ANDAM SÓ PARA CRITICAR ???? Metem as culpas na Escola para se desculparem perante os amigos e familiares.
Isto é muita dor de cotovelo, principalmente da concorência.Já pararam para penssar que é a concorrencia que escreve isto para se fazer passar por Alunos.
Volto a dizer eu e os meus amigos não tivemos problemas .Vai ver com os teus proprios olhos. Andam por ai muitas más linguas e muito invejosos.

Insano disse...

Sinceramente, nunca pensei que este tema fosse levantar tanta polémica.
Neste blogue já gozei com futebol, religião, sexo, violência doméstica, Natal... enfim, um pouco de tudo. E é este o tema que mais polémica suscita. Curioso.
Em salvaguarda da escola, devo referir que tenho carta há 3 anos e foi tirada na Amorense. Tive um acidente, a culpa foi inteiramente minha. Distracção pura. Fora isso, acho que aprendi o que havia para aprender.
Tenho dito. Cumprimentos a todos (à concorrência também).

Anónimo disse...

Olá! Parabéns pelo artigo! 5*****
Eu sou rapariga, e na escola de condução onde ando, o instrutor trata-me como tu descreveste que tratavam os rapazes na tua escola de condução... Ainda só não lhe dei um murro porque não calhou, mas na aula de hoje não estive muito longe!!!
Na aula de hoje ele pôs-se a acelerar na rotunda, o que me deixou um pouco perturbada além de ter que segurar bem o volante, e depois como o pedal me tinha desaparecido do pé, quando voltou me ao pé, o carro continuou a acelerar, e ele perguntou porque é que eu estava a acelerar (a gritar, como sempre), e eu disse "Então não acelerou?" E ele pôs-se com uma explicação daquelas sem cabimento nenhum "Bla, bla, bla...etc".
Mas, mudei de residência, por isso, não tenho que estar cá a aturá-lo. Quero fazer transferência para uma escola perto de onde eu vivo agora, só que, fiz hoje o pagamento da 4ª prestação. Não faz mal, pois não?
Beijocas e, boa sorte! ;)

Ana