quinta-feira, dezembro 07, 2006

Fumadores

Já há bastante tempo que reparo numa coisa, e ultimamente tenho tomado especial atenção a essa situação: “OS FUMADORES SÃO EGOÍSTAS!”.
Essa é a minha interpretação, como não fumador, do facto.
Passo a expor: Nas relações entre fumadores existe o princípio da troca equivalente, ou seja, eles nunca partilham os cigarros, nunca os dão, ou muito raramente. Por exemplo, se alguém tem 2 cigarros no maço e tira um para fumar e alguém lhe pede um cigarro, o fumador nunca, mas mesmo nunca, dá o cigarro que lhe resta. Diz que tem poucos e pronto. Do meu ponto de vista, ficava chateado, se alguém tivesse 2 pastilhas e eu lhe pedisse uma e não ma desse porque tinha poucas (talvez não seja a melhor comparação, mas o principio é o mesmo). Mas, mais estranho ainda é que o fumador que pediu o cigarro e foi no “bote”, não leva aquele acto a mal, até pede desculpa por ter pedido o cigarro ao outro quando ele tinha poucos, até porque ele faria o mesmo; não daria o último cigarro.
Outra situação acontece com o "empréstimo” de tabaco. Acontece uma coisa do género:
- tirei-te 3 cigarros, fico-te a dever.
Quando digo 3, o mesmo acontece com 2 ou até mesmo com 1. Se fosse comigo e me tirassem 1 ou 2 cigarros eu deixava passar. Mas os fumadores não deixam.
Eles gostam de receber os cigarros de volta e a pessoa que os pediu "emprestados" também gosta de os devolver. Em linguagem jurídica, tanto o credor como o devedor sentem uma responsabilidade moral perante o acordo celebrado (ganda pinta).

(Quero aqui frisar, que isto não é nenhuma crítica aos fumadores, é apenas uma chamada de atenção para uma realidade do dia a dia, de uma pessoa que está fora do "meio". Se fumasse, possivelmente, talvez até provavelmente, fizesse o mesmo).

***** e [][][]

5 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião é que este post tem somente como propósito a demonstração dos conhecimentos jurídicos expressos no penúltimo parágrafo... lol. eu que tenho a fama ( e o proveito ) de ser sovina, provávelmente não daria cigarros, mas tb não os devolveria, mas eu sou má pessoa.

abraço

Anónimo disse...

Bom, existem várias falhas. Em primeiro lugar, nem sempre há uma recusa em dar o último cigarro. Depois, o exemplo das pastilhas é mal feito por dois motivos: em primeiro lugar, uma pastilha custa 5 centimos e embora o custo de um cigarro seja de 20 centimos (um bocado mais), o facto é que não os podes comprar individualmente; segundo, as pastilhas nao sao um vicio real, e o tabaco é.. e para um fumador, a paerspectiva de ficar sem tabaco pode ser muito negativa, especialmente se nao tiver oportunidade de comprar mais. Por último, a questão do ficar a dever é falsa. A maioria dos fumadores que conheço (eu inclusivé) não "cobra" os cigarros que dá, bem pelo contrário. Grande abraço rapaz ]][[]

Anónimo disse...

Epá o fumador que não devolve os cigarros a quem pediu emprestado pratica o bem e pensa no próximo, porque fumar faz mal. Digo eu.

Mk disse...

Há mais que um tipo de pastilhas e eu nunca me referi especificamente às de mastigar....
Quanto a quem cobra os cigarros não digam que não existam excepções mas a regra que se verifica no meu universo de estudo, que não é assim tão vasto, é mesmo a da cobrança de cigarros.
Outra prova disto é o ódio que os fumadores, enquanto tal, nutrem pela figura conhecida como "sg crava".

Nokkas disse...

Eu se calhar diria que são egoístas no sentido em que, não gostam de entrar numa sala cheia de fumo mas, não se importam de fumar às 7.00 da manhã enquanto esperam pelo comboio, é que se ainda se contivessem com o espaço onde está cinzeiro, mas não à sempre um esperto que se põe a vaguear pela plataforma, deixando o seu pivete pelo ar. É que isto para além de apanhar as pessoas com o "bom o humor " afinal vão para mais um dia de trabalho / escola... há quem ainda nem sequer comeuu!!!
Isto para não falar naqueles que um minuto antes de entrarem para o elevador, têm uma súbita vontade de acender o belo do cigarro ...


Se calhar exagereii !!!

Beijoka