quinta-feira, novembro 08, 2007

Situação

No outro dia vi-me a braços com uma situação curiosa quando ia a sair do meu prédio.
De manhãzinha, saí do elevador e dirigi-me para a porta de entrada do prédio, reparando antes que o outro elevador também estava em movimento, o que significa que estava alguém estava a sair do mesmo. Achei por bem, como pessoa bem educada que sou, segurar na pesada porta para a minha vizinha do 8º poder passar. Contudo não fui lesto o suficiente a perceber que a senhora vizinha tinha um saco do lixo no elevador. No tempo em que o demorou a apanhar criou-se uma situação em que ficámos a uma distância tão grande um do outro que o meu gesto altruísta deixou de fazer sentido.
Resumindo, fiquei a segurar numa porta para uma pessoa que ainda ia demorar um bocadinho a chegar lá.
Outra vez, falhei na velocidade de raciocínio e não tomei a decisão certa, que seria largar a porta e continuar como se nada fosse; ao invés disso continuei agarrado à porta dando origem a uma nova situação: ou largava a porta que (bastante demorada) ia bater com estrondo na cara da minha vizinha, ou continuava ali feito maluco à espera, criando uma situação desconfortável onde só me passava pela cabeça que a senhora estaria a pensar que eu era um rebarbado qualquer que estava a espera para ver alguma coisa...

Como essa minha vizinha é a mãe de uma rapariga bem gira, que eu espero vir a conhecer um dia, achei por bem que era melhor ser considerado cromo que mal educado e portanto fiquei agarrado à porta. A decisão foi a certa, porque ela viu que eu estava ali à espera e deu uma corridinha e tudo, o que minorou um bocado a humilhação. Aliás, já a encontrei no elevador depois disso e conversámos, nada mais nada menos que, todos os oito andares, portanto as coisas até correram bem.

Cuidado com as portas.

**** e ][][